FacebookPixel
Habitação

Portugal tem a 5ª maior subida no preço das casas na União Europeia

Na Zona Euro, Portugal figura em quarto lugar entre os países com os maiores aumentos.
10 jan 2024 min de leitura
Entre julho e setembro do ano transato, assistiu-se a uma diminuição nos preços da habitação, medidos pelo Índice de Preços da Habitação, registando uma queda de 2,1% na zona do euro e 1,0% na União Europeia em relação ao mesmo período do ano anterior.
São os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira.

Comparativamente ao segundo trimestre de 2023, observou-se um aumento nos preços da habitação, com um acréscimo de 0,3% na zona do euro e 0,8% na União Europeia durante o terceiro trimestre de 2023. Portugal mantém-se no conjunto de 16 países onde os preços das casas para venda aumentaram entre o verão de 2022 e o verão de 2023, registando um crescimento de 7,6%.

Este aumento coloca Portugal na quinta posição entre os países da União Europeia com a maior subida, só superada pela Croácia (10,9%), Polónia (9,3%), Bulgária (9,2%) e Lituânia (8,7%).
Na Zona Euro, o nosso país ocupa a quarta posição entre os países com maiores aumentos. Entre os Estados-Membros para os quais se dispõe de dados, dez registaram uma diminuição anual nos preços da habitação no terceiro trimestre de 2023, a passo que 16 verificaram um aumento anual.

De acordo com os dados do Eurostat, os maiores recuos foram observados no Luxemburgo (-13,6%), Alemanha (-10,2%) e Finlândia (-7,0%), enquanto que os maiores aumentos foram verificados na Croácia (+10,9%), Polónia (+9,3%) e Bulgária (+9,2%).

Comparativamente ao trimestre anterior, os preços diminuíram em sete Estados-Membros, permaneceram estáveis em um (Itália) e aumentaram em dezoito Estados-Membros. As maiores descidas foram registadas no Luxemburgo (-6,3%), Finlândia (-2,7%) e Alemanha (-1,4%), enquanto os maiores aumentos foram assinalados na Polónia (+4,5%), Roménia (+3,4%) e Dinamarca (+3,1%). Também em Portugal as casas ficaram 1,8% mais caras entre estes dois momentos.

Fonte : Vida Imobiliária
Habitação
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.